Cute Polka Dotted Rainbow Bow Tie Ribbon Toxoplasmose - doença séria na gravidez | Ligeiramente Grávida

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Toxoplasmose - doença séria na gravidez

Meninas, tem uma coisa que anda me tirando o sono é essa tal de toxoplasmose. Nunca peguei, fiz os exames e eu não sou reagente, ou seja, tenho chances de adquirir, pois não tenho imunidade.

Diante disso, a doutora me alertou a não andar descalça, não comer carne mal passada, tenho que lavar muito bem as verduras antes de comer, não chegar perto de animais, porque eles podem estar infectados com a doença, por comerem carnes que contém o toxoplasma.

Peeeeensa, isso está me deixando maluquinha, pois eu andei pesquisando na internet sobre a doença e vi que muitas mulheres adquiriram essa doença durante a gravidez.

A doutora disse para eu ter muito cuidado, vou fazer exames de toxoplasmose de dois em dois meses. Por mim, eu faria toda a semana.

E o que seria a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.
Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.
Sintomas
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).
No caso de haver sintomas, merecem destaque:
* Febre;
* Manchas pelo corpo;
* Cansaço;
* Dores no corpo;
* Linfadenopatia, ou seja, ínguas espalhadas pelo corpo;
* Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;
* Lesões na retina.

Bom, tento me cuidar de todas as formas para não correr o risco de adquirir essa doença. Quero que meu filho (a) nasça super saudável! Mas confesso que comi um sushi, não resisti :( É por isso que eu tô um pouco aflita, quero fazer logo logo novos exames.
Ah e outra coisa, sexta provavelmente eu saberei o sexo do meu bebê!! Estou tão ansiosa, estou achando que será uma menininha, a Alice. Não vejo a hora de fazer essa ultrassom!! Assim que eu souber venho até aqui e falo pra vocês! 
Beeeeeeeijo!

4 comentários:

  1. Oi Raissa na gravidez eu tb tinha muita vontade de comer sushi, mas me segurei pois tb tenho baixa imunidade para toxoplasmose..Logo tudo era bem frito, legumes lavados, sem pés descalços, meus caoszinhos que estavam na minha mãe eu não podia nem fazer carinho pra evitar...Tem que tomar cuidado e não come mais sushi não flor, se for cuidado em excesso não sie mas é melhor não pagar pra ver...Bjinhos pra vc e o baby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Elaine, agora estou me policiando mais. Evitando totalmente, tô morrendo de medo de pegar essa doença. Tô tomando todos os cuidados necessários. Nem pensar caio mais na tentação de comer um sushi ou qualquer outro alimento mal passado. :/

      Excluir
  2. Oi Amiga tudo bem??

    Quando eu tinha 12 anos, eu contrai a toxoplasmose, peguei de um gatinho que eu tinha e depois que descobrimos que eu tinha pegado dele, ele infelizmente teve que ser sacrificado!

    O sintoma que veio com a doença foi uma íngua no pescoço, uma glândula salivar inchou e ai através de exames que descobri.
    Na época o médico tinha me falado que era para eu fazer o tratamento todo direitinho, pois a toxoplasmose se não cuidada pode deixar a pessoa estéril também!

    Eu me cuidei muito, e com o tempo a íngua foi sumindo. Depois disso não voltei mais ao médico. Na gravidez me deparei com o assunto da toxoplasmose depois de alguns anos que eu já havia contraído!

    Me amedrontei muito, pois como eu já havia tido e não sabia se de fato já tinha sido curada eu não sabia se ainda poderia estar com a doença e passar para a Drii!

    Mas depois fiz o exame e deu tudo certo!
    Deu não reagente graças a Deus!!

    Vou te dar um concelho, siga as recomendações da sua médica, mas não fique pensando muito nisso, pense que o sushi que você comeu independentemente da situação não te passou nada! Pois preocupação faz mal para você e o bebÊ!

    Eu desejo tudo de bom para vocês e concerteza, você não tem nada, tenha fé!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Achei muito precipitado e bem absurdo sua médica, pedir que vc se afaste dos animais. Vc só tem que ter cuidado e higiene redobrados. Cães NÃO transmitem toxo, e gatos infectados, só liberam os cistos uma vez na vida.. Ou seja, se vc tem gatos, vc tem que evitar limpar a caixinha de areia, ou se limpar, usar luvas e após lavar bem as mãos.
    Sobre comida japonesa, não há problema algum, se vc sabe da procedencia do restaurante.
    É muito mais fácil adquirir a doença comendo carne mal passada e legumes e verduras mal lavadas, do que com o gato.
    Bjbj.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( ( :) ) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd